Agência France-Presse
postado em 09/05/2010 15:14
Paris - O presidente francês Nicolas Sarkozy e seu colega americano Barack Obama concordaram neste domingo, numa conversa por telefone, sobre a necessidade de uma resposta ampla às atuais desordens que afetam os mercados, segundo comunicado da presidência francesa.
Pouco antes, Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel, em outro telefonema, constataram seu acordo total sobre as medidas que devem ser anunciadas neste domingo, em Bruxelas, pelos ministros das Finanças do Eurogrupo para fazer frente à crise da zona euro.
Obama também ligou neste domingo para a chanceler alemã, pela segunda vez em três dias, recomendando medidas enérgicas da União Europeia (UE) para tranquilizar os mercados e aplacar a crise da dívida, indicou a Casa Branca.
"O presidente Barack Obama falou com a chanceler Merkel esta manhã como parte de seu contínuo interesse no que diz respeito à situação da economia europeia", afirmou o segundo porta-voz da Casa Branca, Bill Burton.
"Eles discutiram a importância de que os membros da União Europeia tomem medidas a fim de construir a confiança no mercado", acrescentou.