Economia

Gabrielli diz que crise na Europa não deve afetar plano de capitalização da Petrobras

postado em 11/05/2010 19:31
São Paulo ; Os planos de capitalização da Petrobras não serão atrapalhados pela crise econômica que atinge os países da Europa, disse nesta terça-feira (11/5) o presidente da empresa, José Sergio Gabrielli. Segundo ele, toda crise traz dificuldades, mas pode trazer também oportunidades.

;Toda crise representa, de um lado, uma fuga de ativos que são menos atraentes para ativos mais atraentes. Como acreditamos que o nosso plano é atraente e adequado, acreditamos que mesmo na crise é possível atrair algum interesse. É claro que isso depende do grau de profundidade, velocidade e circulação do turbilhão, para poder resolver no momento em que formos levar a operação ao mercado;, disse.

[SAIBAMAIS]Indagado sobre a declaração do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, que disse ter dúvidas sobre a necessidade da criação de uma empresa, a Petro-Sal, para explorar o petróleo e gás da camada pré-sal,o presidente da Petrobras disse apenas que este é um assunto que tem que estar na agenda dos candidatos.

;Ele [Serra] tem o direito de comentar o que quiser. Acho apenas que o sistema de petróleo, o regime de exploração e o marco regulatório brasileiro são temas importantes que todos os candidatos têm que se pronunciar;.

Gabrielli participou hoje de um evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para apresentar a possíveis fornecedores da indústria petrolífera paulista o Portal de Oportunidades da Cadeia de Suprimentos do Setor de Petróleo e Gás Natural.

Ele tem o objetivo de aumentar a participação da indústria nacional no fornecimento de bens e serviços em petróleo e gás e ampliar as oportunidades de investimentos no setor. A expectativa é de que, até 2013, os investimentos no setor sejam da ordem de US$ 190 bilhões.

;Pretendemos comprar a maior quantidade possível de bens e serviços no Brasil. Dos investimentos que serão realizados no país ; e isso representa 90% dos investimentos -, queremos, no mínimo, que 65% sejam de fornecimento nacional;, afirmou.

O portal na internet poderá ser acessado pelo site www.prominp.com.br. No futuro, a ideia é de que ele também disponibilize um banco de currículos de profissionais qualificados pelo Programa de Mobilização da Industria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação