Economia

Bruxelas propõe reforçar o controle das contas públicas dos países europeus

Agência France-Presse
postado em 12/05/2010 08:58
Bruxelas propôs nesta quarta-feira (12/5) reforçar o controle dos orçamentos dos países europeus, submetendo-os a um exame a nível europeu antes de sua aprovacão, ao mesmo tempo que defendeu a criação de um mecanismo permanente para administrar futuras crises da dívida soberana.

Ao lançar um pacote de propostas destinadas a reforçar a coordenação da política econômica na Eurozona, a Comissão Europeia indicou que quer reforçar o Pacto de Estabilidade, que determina as medidas de controle sobre os déficits públicos.

O Executivo comunitário pretende principalmente que os projetos de orçamento nacionais, ou pelo menos suas grandes linhas, sejam apresentados pelos países europeus para que possam ser examinados pelos ministros das Finanças, antes de submetê-los ao voto dos parlamentos da cada Estado.

A Comissão se pronunciou igualmente a favor de criar um mecanismo permanente de gestão da crise, depois de dar luz verde esta semana a um fundo financeiro inédito para resgatar os países em apuros da Eurozona, mas que só existirá durante três anos.

Além disso, propôs no futuro condicionar as subvenções da União Europeia a uma correta disciplina orçamentária dos países membros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação