postado em 13/05/2010 15:25
Brasília ; A atitude da Argentina de restringir a importação de alimentos industrializados brasileiros sem fazer uma comunicação oficial mostra a falta de integração dentro do Mercosul e entre os países da América Latina. A avaliação foi feita nesta quinta-feira (13/5) pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango, o ex-ministro da Agricultura Francisco Turra.;Isso nunca poderia acontecer entre países vizinhos;, afirmou Turra comentando a atitude do secretário de Comércio da Argentina, Guillermo Moreno, que anunciou, em reunião com diretores de supermercados, que, a partir de 1; de junho, estaria proibida a entrada de alimentos industrializados que tenham similares produzidos localmente.
O governo brasileiro disse que não foi informado oficialmente da medida. Vários caminhões que partiriam do Sul do país para a Argentina, no entanto, tiveram seu ingresso suspenso depois que a informação começou a circular, no final da semana passada.
[SAIBAMAIS];Os países latino-americanos estão absolutamente desintegrados. Estamos cada um lutando por si sem nenhuma visão conjunta de defesa regional;, afirmou Turra, que participa do Fórum Mundial de Agricultura, realizado em Brasília.
Segundo ele, é preciso haver, entre os países, governo e iniciativa privada, mais diálogo e análise sobre suas produções e demandas. Turra defendeu a formulação de projeções de mercado conjuntas entre os países, assim como uma estratégia de defesa comum de questões fundamentais do setor agropecuário, como a sanidade animal e vegetal.