postado em 16/05/2010 07:00
Você já pensou em estar a poucos cliques de conhecer gestores de empresas como a Gol Linhas Aéreas e a Petrobras? Pois hoje isso é possível por meio de redes sociais focadas em contatos profissionais. Diferentemente de páginas como o Orkut e o Facebook, esses sites permitem que os usuários ampliem a rede de contatos ou até consigam uma oportunidade de trabalho pela internet.Inspirados nos modelos de páginas de relacionamento, sites como o propõem uma troca. Em vez do famoso quem sou eu, entram em cena informações referentes a experiências de trabalho e formação acadêmica. Mas com milhares de perfis cadastrados, destacam-se, como no mundo real, os bons candidatos. A vantagem é que, nesses espaços virtuais, não existem limitações. É possível anexar, no perfil, endereços de blogs, de artigos e até recomendações.
Esse tipo de rede pode ser dividido em duas formas: genérica ; que possibilita a inserção de profissionais de áreas diferentes ; e específica ; direcionada a profissionais de uma única área. Do primeiro tipo, o LinkedIn existe desde 2003 e possui mais de 65 milhões de usuários, sendo mais de 1 milhão deles brasileiros. ;Encontrar um emprego e recrutar trabalhadores são apenas duas das muitas funções profissionais que o LinkedIn ajuda a alcançar. Recentemente, ouvi de um gerente de projeto em São Paulo que ele fechou um grande negócio por causa do site;, conta a gerente de Relações Públicas do LinkedIn, Krista Canfield.
O site é famoso em países como os Estados Unidos e o Reino Unido. No Brasil, a maior parte dos usuários está no Rio de Janeiro e em São Paulo. Segundo Krista, os internautas costumam ser de grandes e pequenas cidades do mundo e, independentemente do endereço, eles aproveitam o espaço para interagir . ;Recentemente, soube de um membro em Vancouver, no Canadá, que usou o LinkedIn para atender profissionais em Estocolmo, na Suécia. Quando ele foi visitar a empresa, foi apresentado a outros contatos. Agora, uma dessas empresas suecas quer explorar uma oportunidade potencial na Ásia;, conta.
A publicitária Gabriela Rodrigues é uma das que já se aventurou pelo LinkedIn em busca de uma chance no mercado de trabalho. A jovem de 25 anos conheceu a ferramenta por indicação de um amigo. Mas antes de participar, fez uma pesquisa para conhecer melhor a página. ;Descobri que era uma ótima maneira de formar rede de contatos profissionais;, analisa. ;Ainda não consegui nenhuma entrevista de emprego pela rede. Porém me tornei ;amiga; de pessoas da instituição em que eu trabalho e que estão em outras cidades;, conta.
Sem ter muitos contatos na capital do país, a publicitária avalia que profissionais de Brasília ainda não conhecem esse tipo de site. ;A maioria dos meus contatos é de São Paulo ou até mesmo de fora do país. Acredito que, nesses polos, a rede é mais eficiente no objetivo de buscar empregos e divulgar o perfil profissional;, analisa.
Interação possível
Segundo Jorge Pinho, professor de recursos humanos, marketing e estratégia da Universidade de Brasília (UnB), não existe problema no relacionamento virtual entre um diretor de uma empresa e um possível candidato a emprego. ;Isso é uma forma de quebrar as barreiras. Se o profissional se comunicar de uma forma que chame a atenção do diretor, essa interação se torna possível;, opina.
O professor ainda destaca que o objetivo de um recrutamento é contratar o profissional mais capacitado. ;A plataforma muitas vezes não importa. Em um primeiro momento, o recrutamento acontece pelo boca a boca. Se existe falha nesse processo, a empresa passa a fazer uma seleção que envolve empresas de recrutamento;, explica.
Pinho acredita que não existe problema em diretores e grandes empresários manterem uma página pessoal. ;Esses recursos muitas vezes aproximam o empregador dos candidatos e dá uma visão melhor na hora da seleção;, diz. Mas Jorge alerta que os empregadores estão cada vez mais atentos aos históricos postados na internet. ;Basta jogar no Google que é possível certificar sobre as qualificações do candidato.;
A dica é repetida por Krista Canfield, relações públicas do . ;Muitas empresas usam espaços virtuais para encontrar funcionários. Se o profissional não tiver um perfil online que descreva com precisão suas experiência de trabalho, ele pode acabar perdendo oportunidades com algumas das maiores empresas do mundo;, opina.
E o leque de ofertas é grande. Além dos sites focados em contatos profissionais, as redes de relacionamento mais antigas e com maior número de usuários, como Orkut, Facebook e Twitter, têm também o seu viés de carreira, principalmente quando são criados comunidades e fóruns de discussão. ;Essas redes se integram para somar uma série de oportunidades de disseminar informações, como o currículo;, destaca Marcelo Abrileli, presidente do site .
Conheça os sites
Semelhante a uma rede de relacionamentos, mas com foco profissional. Por meio da rede de negócios, é possível fazer contatos com pessoas de todo o mundo, além de oferecer vagas de trabalho participar de discussões profissionais. O endereço é .
Monster
A proposta é parecida com a do LinkedIn, mas a rede é mais simples. Por meio dela, é possível criar uma rede de contatos profissional para compartilhar conhecimento, informação e oportunidades de trabalho. O endereço é .
Eacademy
Com o objetivo de conectar profissionais, o site permiti que os usuários anunciem seus serviços e promovam encontros em eventos não virtuais. Além disso, apresenta dicas sobre como melhorar o desempenho. O endereço é .
Glassdoor
Por meio da página, é possível colaborar com declarações sobre a organização em que você trabalha ou já trabalhou nos últimos meses. As informações podem ser postadas anonimamente. O endereço é .
Abuse das boas maneiras
Procure analisar todas as informações no seu perfil. Um bom currículo é a porta de entrada para despertar o interesse de outros usuários
Não esqueça de adicionar endereços de blogs ou artigos que possam enriquecer o seu perfil. Mantenha também suas informações sempre atualizadas
Dê preferência, na hora de colocar foto em seu perfil, às mais simples e que tenham um foco menos descontraída e mais profissional
Mantenha uma versão do seu currículo em inglês. A maioria dos sites são nessa língua
Organize seu perfil profissional em torno de palavras-chave. No mundo online, ser facilmente encontrado e entendido é fundamental.
Organize seu perfil profissional em torno de palavras-chave. No mundo online, ser facilmente encontrado e entendido é fundamental
Participe de discussões e responda a perguntas quando tiver condições de fazer. Comentários muito despojados não são bem vistos