Rio de Janeiro ; O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta segunda-feira (17), ao participar da abertura do 22; Fórum Nacional, que se vive uma oportunidade rara no atual momento brasileiro no que diz respeito à temática do evento, que destaca o diálogo, a tolerância e a negociação como características de uma sociedade moderna. O fórum é promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae).
;O Brasil tem, como poucas vezes na história, a oportunidade de criar alguns consensos fundamentais para a sustentação do crescimento da economia e o desenvolvimento, com inclusão social e redução das desigualdades;, disse.
De acordo com Coutinho, esse processo inclui o aumento da capacidade de investimento e poupança no país em até 23% do Produto Interno Bruto (PIB). ;Isso requer política fiscal sólida e de longo prazo e estabilidade da economia, que permita vislumbrar de novo a queda da taxa de juros e uma firme política de competitividade.;
O presidente do BNDES reiterou que é por meio da negociação, do diálogo e da tolerância que se consegue construir consensos que viabilizam reformas.