Economia

Crise econômica que atinge europeus é discutida em Madri

postado em 18/05/2010 10:01
A crise econômica que atinge a Grécia e, em menor escala, Portugal e Espanha domina nesta terça-feira (18/5) os debates da 6; Cúpula União Europeia, América Latina e Caribe, em Madri, na Espanha. Só este ano a União Europeia enviou enviou 14 bilhões de euros aos gregos ; correspondentes à parcela de ajuda financeira acertada com o Fundo Monetário Internacional (FMI). O objetivo é conter o avanço da crise.

Paralelamente o FMI também já repassou 5 bilhões de euros para a União Europeia (UE). A União Europeia e o FMI se comprometeram a enviar um total de 110 bilhões de euros para evitar que a grave crise financeira se amplie e contamine o restante do continente. O dinheiro chega à Grécia no mesmo dia em que o país precisa pagar 8 bilhões de euros a credores internacionais.

Para os latino-americanos que vivem na Europa, a crise econômica também causa consequências. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, afirmou que onde a crise afeta a economia os imigrantes são tratados ora como adversários ora como inimigos. O discurso dela foi feito na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros líderes latino-americanos.

;Alguém que a sociedade precisa isolar, quando, na verdade, todos sabemos que as imigrações se dirigem aos países que oferecem subempregos que seus próprios cidadãos não se dispõem a aceitar;, disse ela, segundo a agência oficial de notícias da Argentina, a Telam. A presidente discursou na abertura da sessão da cúpula nesta manhã.

A presidente concluiu seu discurso apelando para que os países europeus respeitem os imigrantes: ;[Falo] em nome de todos os compatriotas latino-americanos que deixaram seus países não porque desejaram mas porque o subdesenvolvimento e a falta de oportunidades os obrigaram a buscar outros horizontes.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação