Economia

CUT promove manifestações em defesa da redução da jornada de trabalho

postado em 18/05/2010 11:36
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) promove nesta terça-feira (18/5) uma série de manifestações em defesa da redução da jornada de trabalho. Os atos organizados pela central ocorrem em pelo menos 14 estados do país e reivindicam a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera a jornada de 44 para 40 horas de trabalho semanais.

Só na região metropolitana de São Paulo, cinco atos fazem parte da programação: dois na capital, dois na região do ABC Paulista e um em Guarulhos. Duas dessas manifestações já foram realizadas.

Segundo a CUT, 7,5 mil trabalhadores participaram de uma assembleia realizada às 5h no pátio da fábrica da Mercedes Benz em São Bernardo do Campo (SP). Mais tarde, às 7h30, 4 mil funcionários de cinco fábricas de Diadema pararam por três horas pedindo a redução da jornada.

Em comunicado, a CUT informa que a votação do projeto sobre redução da jornada é urgente devido ao atual momento político do país. ;Após o início do processo eleitoral, em julho, caem as chances de os deputados votarem a PEC;, declarou a entidade.

Estudos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) indicam que a redução de quatro horas na jornada semanal poderia gerar 2,5 milhões de empregos formais no país. A CUT aponta ainda que a atual carga horária faz com que trabalhador brasileiro esteja entre os que mais dedicam horas do seu dia ao emprego.

Dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) usados pela CUT informam que o brasileiro gasta 2.212 horas por ano com o trabalho e o transporte profissional. Na Alemanha, o trabalhador dedica 1.428 horas por ano ao seu emprego; na Itália, 1.619; na Espanha, 1.807; e no Japão, 1.809.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação