Agência France-Presse
postado em 19/05/2010 17:45
A Espanha é um dos "potenciais candidatos" ao mecanismo de ajuda criado pela zona do euro para os países em dificuldades, afirmou nesta quarta-feira (19/5) o ministro do Interior alemão, considerado muito próximo à chanceler Angela Merkel."A Espanha está em uma situação muito difícil, já que está potencialmente envolvida" no plano de resgate de 750 bilhões de euros criado em 10 de maio, "e, por outro lado, porque ocupa a presidência semestral da União Europeia" até o mês de julho, declarou Thomas de Maiziere.
O ministro, que falava diante de um grupo de correspondentes da imprensa estrangeira em Berlim, foi questionado se, durante as negociações em torno do mecanismo de ajuda, considerou-se a possibilidade de o próximo país a solicitar apoio ser a Espanha.
De Maiziere representou seu país durante as negociações da noite de 9 e 10 de maio em Bruxelas, enviado por Angela Merkel para substituir o ministro das Finanças, Wolfgang Schauble, que teve de ser hospitalizado ao chegar na reunião.
Contudo, o ministro disse que não queria "fazer julgamentos sobre governo estrangeiros" nem fazer "declarações que pudessem provocar situações que querem ser evitadas".