Economia

Erenice Guerra diz que greve do Ibama não deve prejudicar Belo Monte

postado em 19/05/2010 18:37
A ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, disse nesta quarta-feira (19/5) que a greve do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não deverá prejudicar o cronograma da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA).

;A situação está se normalizando rapidamente, não vejo imediato perigo para o cronograma de Belo Monte. Mas, infelizmente, greve sempre atrapalha qualquer licenciamento de qualquer empreendimento;.

A ministra, que participou hoje da reunião do Conselho de Administração da Eletrobras, disse que o Plano Básico Ambiental da obra está adiantado, e que já foi realizada a mesma reunião com o Ibama e o ministério do Meio Ambiente para definir como será conduzido o processo de licenciamento. ;Tem que haver equipes específicas do Ibama e do consórcio trabalhando full time para antecipar eventuais problemas;.

O empreendimento já recebeu a primeira licença ambiental, que é a licença prévia, mas ainda faltam as licenças de instalação, que autoriza o começo da obra, e de operação, necessária para o início do funcionamento da Usina.

Mais de 4 mil funcionários do Ibama, do Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes e do Serviço Florestal Brasileiro estão em greve desde o dia 7 de abril. Eles reivindicam o cumprimento total de um acordo feito com o governo, que prevê um reajuste salarial em três vezes, além da reestruturação da carreira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação