Economia

Lula diz que crise financeira exigirá sacrifícios de todos os países

postado em 19/05/2010 18:41
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou nesta quarta-feira (19/5) que a crise financeira mundial, que atinge parte da Europa, ;vai exigir sacrifícios; de todos os países. Ao discursar durante a 10; Cimeira Brasil-Portugal, o presidente Lula criticou a demora da União Europeia em socorrer a Grécia ; primeiro país europeu a ser afetado pela crise ; e ressaltou que o sistema financeiro deverá mudar sua legislação.

;Não consigo entender por que a União Europeia demorou três meses para ajudar a Grécia;, disse o presidente, referindo-se à liberação de 14,5 bilhões de euros. A dívida acumulada na Grécia é superior a 270 bilhões de euros. Ontem (18/5) Lula conversou por cerca de 40 minutos com o primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou.

Porém, o presidente Lula destacou que apesar das dificuldades causadas pela crise financeira o século 21 será marcado pelo crescimento econômico do Brasil. ;O século 21 é dos países que não tiveram chance no século 20. Sempre tive a convicção de que o Brasil no século 21 se tornaria uma grande economia;.

Em Lisboa, o presidente assinou uma série de acordos bilaterais para ampliar o comércio entre Portugal e Brasil. Um dos mais importantes é o que envolve a empresa portuguesa estatal de energia Galp e a Petrobras no valor de 357 milhões de euros. O objetivo é produzir de forma conjunta 260 mil toneladas de biodiesel em 2015 a partir de óleo de palma brasileiro.

Ainda hoje o presidente e as autoridades portuguesas devem aprovar um acordo para a integração Brasil-Portugal. Em 2011 deve ser aprovado o ano de Portugal no Brasil e, em 2012, o ano do Brasil em Portugal. Na noite de hoje, o presidente se reúne com o presidente de Portugal, Cavaco Silva, e depois jantará com o primeiro-ministro José Sócrates. Em seguida, ele deve retornar para a Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação