postado em 19/05/2010 23:07
São Paulo ; Um investimento de R$ 30 milhões e uma mudança no posicionamento de mercado foram as estratégias anunciadas pelo Complexo Costa do Sauípe para se reinventar depois de uma trajetória de prejuízos. Desde o começo das operações no litoral norte baiano, em setembro de 2000, o acumulado de perdas financeiras chega a R$ 60,6 milhões (quase metade, R$ 31,4 milhões, só em 2009). A injeção de capital será feita pela Previ, fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil, que controla inteiramente a Sauípe S/A."Não podemos falar em expectativas de lucro porque isso é dado estratégico, mas queremos obter equilíbrio operacional já no ano que vem", comentou Ivan Schara, presidente do conselho de administração da empresa e executivo da Previ. Com a reestruturação, os executivos do complexo descartam de vez a possibilidade de venda, algo conversado em 2008, antes que a economia global entrasse em momento de retração e cautela. "Havia compradores interessados, mas veio a crise global. Daí, fizemos estudos sobre o melhor caminho a seguir e decidimos investir. Podíamos vender a preço baixo ou tocar o negócio", continuou Schara.
A verba da Previ foi aplicada na reforma dos hotéis e das áreas comuns do complexo; na expansão dos restaurantes e na mudança dos cardápios; na criação de um espaço exclusivo para atividades infantis; na revitalização da Vila Nova da Praia ; área de comércio cuja arquitetura remete aos povoados baianos ;; no treinamento de mão-de-obra; e em publicidade e divulgação, que consumirão R$ 3 milhões do total. Como resultado, a versão remodelada do resort (a 80km do Aeroporto de Salvador) terá cinco marcas distintas e próprias. Nos primeiros anos de operação, o complexo integrava diversas bandeiras da hotelaria internacional.
Agora, o Costa do Sauípe Premium, antigo Sofitel Suítes, com 196 quartos e diárias a preço médio de R$ 800 (apartamento duplo), mira no público AA. O Class, outrora Marriott Golf and Spa (256 apartamentos), tem como público-alvo as famílias de classe A.O Park, ex-Sofitel Conventions (404 apartamentos), foca especialmente nos eventos corporativos. O Fun, antigo Renaissance (235 quartos), promete oferecer diversão intensiva para jovens das classes A e B. O grupo também lançou o Sauípe Pousadas, com 147 apartamentos distribuídos em volta da Vila Nova da Praia. A diária será a mais econômica do resort, variando entre R$ 250 e R$ 300.
Para o complexo dar lucro, a taxa de ocupação dos 1.238 quartos no segundo semestre precisa passar para 48%, ante os 35% obtidos no mesmo período do ano passado. Contudo, os executivos do grupo ainda esperam mais. E, para isso, apostam tanto na aproximação com os mercados regionais de operadoras de turismo quanto na realização de eventos temáticos ; de que o brasiliense é frequentador assíduo, segundo Eduardo Giestas, presidente da Sauípe S/A. "Brasília está entre os cinco mercados mais importantes do país para nós. Aproximadamente 15% dos hóspedes do resort vêm da capital federal", calculou. Entre os eventos deste ano, há um show de Zeca Pagodinho, em 12 de junho, e dois festivais de música baiana: o Sauípe Folia (setembro) e o Sauípe Fest (novembro).
A jornalista viajou a convite do Complexo Costa do Sauípe