Economia

Grécia tem quarta greve geral contra política de austeridade

Agência France-Presse
postado em 20/05/2010 07:59
Com o setor público e os transportes públicos muito afetados na manhã desta quinta-feira (19/5), a Grécia tem a quarta greve geral desde fevereiro, convocada pelos sindicatos, contra a reforma da previdência e o plano de austeridade aprovado pelo governo em troca de uma ajuda financeira da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Um total de 1.700 policiais foram mobilizados no centro de Atenas, onde os sindicatos GSEE, do setor privado, e Addy, do funcionalismo público, devem organizar manifestações.

A frente sindical do Partido Comunista convocou um protesto separado em Atenas e outras grandes cidades da Grécia.

O dispositivo de segurança foi reforçado para evitar a repetição do drama de 5 de maio, quando três pessoas morreram asfixiadas em uma agência bancária incendiada por um coquetel molotov, afirmou o porta-voz da polícia grega, Thanassis Kokalakis.

As linhas de ônibus e metrô acataram totalmente a greve, o que provocou grandes engarrafamentos na capital grega.

Os trens funcionavam de maneira limitada, mas o tráfego aéreo estava normal, já que os controladores não aderiram à greve para não prejudicar o turismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação