Agência France-Presse
postado em 21/05/2010 10:05
A companhia estatal norueguesa Statoil anunciou nesta sexta-feira (21/5) a venda de 40% do campo de petróleo de Peregrino, no litoral brasileiro, para a chinesa Sinochem por pouco mais de três bilhões de dólares."O grupo Sinochem pagará um total de 3,07 bilhões de dólares em dinheiro por 40% do campo de Peregrino, situado na Bacia de Campos, nas costas do Brasil", afirma a Statoil em um comunicado.
Após a operação, Statoil conservará 60% do capital e o papel de explorador do campo, destacou a empresa norueguesa.
De acordo com a Statoil, o campo de Peregrino deve começar a produzir no início de 2011, mais de 15 anos depois da descoberta da área em 1994. A empresa comprou 50% do local em 2005 e o restante em 2008. "A transação confirma a alta qualidade do campo de Peregrino, refletido no valor agregado obtido pela Statoil por meio de seu desenvolvimento", afirmou o presidente da companhia norueguesa, Helge Lund.
"Estamos felizes com esta transação e esperamos novos empreendimentos com nosso sócio, o Sinochem Group, no campo de Peregrino. As duas empresas vêem muitas oportunidades na exploração e recuperação de recursos adicionais nas próximas décadas", acrescentou.
A venda de 40% de Peregrino reduzirá a produção da Statoil em 40.000 barris equivalente de petróleo (bep, medida para as reservas subterrâneas) em 2012, a um total de entre 2,06 e 2,16 milhões de bep.
A negociação ainda precisa da aprovação dos governos do Brasil e da China.
A Bacia de Campos, principal região petroleira do Brasil, tem quase 100.000 quilômetro quadrados e fica entre o litoral dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.