Agência France-Presse
postado em 23/05/2010 14:03
Os ministros de Comércio da Coreia do Sul, China e Japão aceitaram avançar em busca da criação de uma zona de livre comércio que envolva os três países, segundo uma declaração comum publicada neste domingo após uma reunião em Seul.Segundo o texto, os três ministros confirmaram que um estudo de viabilidade sobre este bloco comercial estará pronto em dois anos.
"Reafirmamos a importância de um âmbito de investimento trilateral, que servirá para reforçar a cooperação econômica entre nossos três países", acrescenta a declaração.
O presidente sul-coreano, Lee Myung-Bak, já havia convocado a China a trabalhar em busca de um acordo de livre comércio na região. Seul e Tóquio estavam em negociações desde 2004 para realizar esse acordo.
Os ministros sul-coreano Kim Jong-Hoon, chinês Chen Deming e japonês Masayuki Naoshima, reunidos para preparar a cúpula prevista para o próximo fim de semana na ilha sul-coreana de Jeju, também trataram de aproximar suas posições antes dos próximos encontros do G20. Uma primeira cúpula do G20 está prevista para junho em Toronto, Canadá, e outra para novembro, em Seul.
A cúpula de Jeju vai ocorrer nos dias 29 e 30 de maio e reunirá o presidente sul-coreano Lee, o primeiro-ministro japonês Yukio Hatoyama, e o primeiro-ministro chinês Wen Jiabiao. Deve concentrar-se na na Coreia do Norte e seu programa nuclear, e no naufrágio de um navio militar da Coreia do Sul, que acusa Pyongyang de ser responsável.