Economia

Ministro elogia participação chinesa no mercado de energia e prevê Copa sem apagão

postado em 24/05/2010 18:14
O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse que o Brasil tem regras muito claras com relação a normas e punições para as empresas que operam no setor de energia. ;E é bem-vinda a participação de grupos chineses no mercado de geração e fornecimento de energia nacional, desde que sigam as normas do setor;, afirmou.

A declaração de Zimmermann foi feita nesta segunda-feira (24/5), após a cerimônia de posse de dois novos diretores do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na visão do governo, o perfil técnico da diretoria do ONS foi mantido com a entrada de István Gárdos, na diretoria de Assuntos Corporativos, e do engenheiro elétrico Ronaldo Schuck, ex-secretário de energia elétrica no ministério de Minas e Energia, na diretoria de Operações.

O presidente do ONS, Hermes Chipp, acredita ser essencial a manutenção do nível técnico da diretoria, ;já que esta configuração dará continuidade ao cronograma de obras previstas para evitar blecautes na Copa do Mundo deste ano e na de 2014;.

;Embora não seja impossível, não há muitas chances de ocorrer apagões durante a Copa deste ano, onde somos espectadores. Apesar de sempre haver picos muito altos [de consumo] quando, por exemplo, no intervalo de jogo as pessoas ligam juntas os eletrodomésticos. Mas já estamos preparando um levantamento para ser entregue entre agosto e setembro, que apontará os problemas que temos de enfrentar quanto às linhas de transmissão e à geração local, na Copa em que seremos anfitriões;, adiantou Chipp.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação