postado em 25/05/2010 13:20
O presidente do Conselho Delierativo da Associação Brasileira da Indústria de Celulose e Papel (Bracelpa), Horácio Lafer Piva, defendeu nesta terça-feira (25/5) a criação de um ambiente de segurança jurídica adequado para que o país alcance uma política econômica sustentável capaz de permitir a gestão profissional do Estado e o estímulo a uma economia produtiva que possa atrair investimentos".Ao participar de encontro na Confederação Nacional da Indústria (CNI) com os principais candidatos à Presidência da República, ele argumentou que todos eles "sabem bem os limites dos mercados, sabem separar até onde deve ir a intervenção excessiva". Ele esclareceu que falava "leis que já existem, não são aplicadas e que puxam para traz o desenvolvimento".
Segundo Lafer Piva, o parque industrial brasileiro está pronto para fabricar do mais simples ao mais sofisticado produto. ;Temos capacidade para atender um mercado interno potencial e invadir também a praia dos gringos, o que para nós já não é mais aquela coisa tão estranha". O importante, segundo o empresário, é "aproximar o tempo político do tempo econômico".
Um sistema regulatório moderno é "instrumento de solução e não de problema", disse Lafer Piva. Ele afirmou que é preciso aumentar a poupança interna, que é muito baixa. Para isso é preciso que o país tenha uma política fiscal e monetária favorável, com uma taxa de juros compatível com as necessidades do setor produtivo, permitindo uma situação mais equilibrada para o câmbio.