postado em 25/05/2010 18:29
Rio de Janeiro - Apesar dos feriados, o mês de abril surpreendeu de forma positiva os empresários do comércio varejista do Rio de Janeiro. De acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada nesta terça-feira (25/5) pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio), as vendas em abril subiram 11,6%, acumulando no primeiro quadrimestre alta de 15,9%, em comparação ao mesmo período do ano passado.O destaque foi o segmento de bens duráveis (ramo duro), cujo crescimento atingiu 13,4%, em função das vendas de eletrodomésticos (13,7%) e de móveis (9,9%). O presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, disse que o crescimento em abril foi recorde. ;Há muito tempo não tinha esse recorde;.
Gonçalves, no entanto, foi cauteloso ao afirmar que ainda é prematuro prever qual será o comportamento das vendas até dezembro. ;Vai depender da evolução da economia;. Lembrou que o ano apresenta algumas variáveis, entre as quais a Copa do Mundo e as eleições. ;São dois eventos que podem melhorar [as vendas] ou prejudicar;. Ele estimou que o setor está trabalhando com a expectativa de expansão das vendas, este ano, em torno de 10%.
A pesquisa elaborada pelo Centro de Estudos do CDL-Rio revela ainda que o Serviço de Proteção ao Crédito teve em abril, em relação a igual mês de 2009, um aumento de 8,7% no número de consultas. Em termos de dívidas quitadas, o aumento foi de 6,6%. No acumulado de janeiro a abril deste ano, as consultas e as dívidas quitadas cresceram 4% e 5,2%, respectivamente.