Economia

Strauss-Kahn prevê emergentes como novo "motor do crescimento" global

postado em 25/05/2010 20:09
São Paulo ; Os países emergentes como o Brasil devem ter papel primordial na recuperação da economia mundial, disse nesta terça-feira (25/5) o diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, ao defender que os países em desenvolvimento devem investir em tecnologia e inovação a fim de se tornarem o novo ;motor do crescimento; global.

;Nós estamos olhando para as fontes de crescimento do amanhã. Estamos olhando para os grandes países emergentes, como o Brasil;, disse. ;Não de uma hora para outra, mas em alguns anos, estes países vão prover para o mundo o novo motor do crescimento;, completou.

Strauss-Kahn visitou o laboratório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da Universidade de São Paulo (USP) acompanhado do governador paulista, Alberto Goldman. O diretor-geral do FMI destacou o investimento em pesquisas como forma de impulsionar o desenvolvimento. ;Este novo motor do crescimento deve se basear em tecnologia, inovação e novas ideias;, afirmou.

Strauss-Kahn disse também que, durante o últimos anos, o Brasil teve ;sorte; pois os produtos que mais exporta se valorizaram no mercado internacional e impulsionaram o crescimento do país. Porém, o país precisa se dedicar mais a pesquisas e inovações caso queira atingir um nível de desenvolvimento ainda maior.

Segundo o diretor-geral do FMI, as parcerias público-privada, assim como as que existem no IPT, são exemplos de iniciativas no campo da tecnologia. Nesse tipo de convênios, o financiamento estável do governo atende à demanda dirigida do setor privado, e isso gera avanços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação