postado em 26/05/2010 14:31
Brasília ; O consumo de energia elétrica das indústrias brasileiras cresceu 13,2% em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo industrial ficou em 15 mil gigawatts-hora pelo segundo mês consecutivo, o que demonstra a retomada definitiva do patamar de consumo do período pré-crise.O consumo de energia elétrica total do país em abril superou em 9,1% o registrado no mesmo período do ano passado, segundo a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada nesta quarta-feira (26/5) pela EPE. O total consumido no mês passado foi de 35,6 mil gigawatts-hora.
O consumo residencial de energia elétrica cresceu 7,7% em abril deste ano, em relação ao ano passado. As principais razões para tal crescimento estão relacionadas ao aumento da renda e do crédito, que refletiu na compra e uso de aparelhos eletrodomésticos, e ao aumento da base de consumidores.
Além disso, o estudo indica que as temperaturas mais elevadas nos primeiros meses deste ano contribuíram para aumentar o consumo das famílias no primeiro quadrimestre. Nos quatro primeiros meses de 2010, o consumo médio mensal atingiu 162 kilowatts-hora (kWh) por residência, valor 4,5% superior ao do mesmo período de 2009.
O consumo comercial de eletricidade aumentou 5,7% em abril, na comparação com o ano passado, com destaque para os estados das regiões Norte e Nordeste. Segundo o estudo, os estados nordestinos tiveram a implantação de novos pontos comerciais com alto padrão de consumo.