Economia

Milhares de pessoas protestam contra o plano de ajuste em Portugal

Agência France-Presse
postado em 29/05/2010 15:49

LISBOA - Milhares de funcionários públicos e assalariados do setor privado se manifestaram neste sábado (29/5) contra as medidas de austeridade anunciadas pelo governo português para melhor a situação das finanças públicas.

"Não queremos que a sociedade portuguesa cainha na indiferença e se resigne", declarou à AFP Manuel Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP, principal confederação sindical do país, que convocou a manifestação.

Os organizadores, que ainda não tinham uma estimativa de participação, esperava um recorde de 200.000 pessoas.

Os manifestantes expressaram sua oposição às medidas de ajuste do governo socialista que, depois de ter anunciado em fevereiro um primeiro programa de austeridade baseado essencialmente em uma redução dos gastos, apresentou, em maio, medidas que inclui uma alta generalizada dos impostos, a queda das ajudas sociais e o congelamento das contratações de funcionários.

O governo socialista, que se comprometeu a reduzir seu déficit de 9,4% do PIB em 2009 para 4,6% em 2011, justificou as novas medidas de austeridade com a necessidade urgente de sanear as finanças públicas frente ao risco de contágio da crise grega e à explosão das taxas de juros da dívida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação