postado em 30/05/2010 10:45
A lei da oferta e da procura no mercado de concursos públicos tem proporcionado excelentes negócios não só para os candidatos. A ânsia dos concurseiros em trabalhar para o governo tem motivado investimentos de grandes e pequenos cursos preparatórios tanto em Brasília como em outros estados. A grande aposta é no ensino a distância (EAD), seja com cursos telepresenciais, transmitidos por satélite, seja com aulas via internet. A opção reduz custos fixos típicos das unidades físicas e estende o atendimento aos interessados. Somadas, as seis empresas com que o Correio manteve contato vão investir, em 2010, mais de R$ 8 milhões em tecnologia e infraestrutura.Uma das mais novas empresas do ramo em Brasília, o IMP Cursos, abriu as portas na 602 Sul, em agosto de 2009. Com uma proposta de expansão limitada a 2 mil alunos, os três sócios devem gastar R$ 2 milhões até o fim do ano que vem. Dez meses depois, 800 candidatos estão matriculados, quantidade que superou a expectativa do professor Marcelo Paiva, proprietário do negócio. ;Leciono há 30 anos. Quando somos donos, temos que ficar mais atentos a alguns detalhes para manter a qualidade. Por isso, fizemos uma avaliação do mercado e decidimos oferecer um serviço diferenciado;, diz. Desde a inauguração, surgiu a oportunidade de abrir uma segunda unidade, mas ele não se interessou.
Como parte da estratégia, a escolha do corpo docente é criteriosa. ;Oferecemos salários maiores aos professores para que só trabalhem aqui os melhores, mas não exigimos exclusividade;, explica Paiva. No cardápio de cursos oferecidos, estão os módulos básicos (com matérias comuns a vários concursos), pacotes montados para seleções específicas e matérias adicionais com cronograma de média duração (entre três e seis meses). ;A inspiração do método de ensino foram os cursos pré-vestibulares, com plantão de dúvidas e dinamismo;, completa Antônio Geraldo, professor de raciocínio lógico e coordenador do IMP Cursos.
A ampliação de cursos presenciais está vetada até segunda ordem, mas o mundo virtual está nos horizontes da empresa. A plataforma para as aulas via internet está sendo estruturada. Em breve, será mais do que uma ferramenta para os já matriculados. ;Não queremos ser grandes. Não queremos ter milhares de alunos. Queremos que eles venham para estudar e sejam aprovados;, conclui Paiva.
Expandir muito também não é o objetivo do Curso Geraldo Goés, na 513 Norte, que existe há dois anos. O foco são as carreiras de gestão, economia e finanças, como explica a coordenadora pedagógica da empresa, Elizabeth Barros Cavalcante. ;Temos três salas, que comportam pouco mais de 160 pessoas. Em épocas de grande procura, alugamos salas em outros locais;,diz. Atualmente, 400 pessoas frequentam as disciplinas ministradas.
Inovando para crescer
As grandes empresas do segmento de concursos públicos estão empenhadas em incrementar o faturamento. Satélites, franquias e internet são agora as estratégias usadas para ampliar os ganhos. Os produtos oferecidos pelas marcas Gran Cursos, Vestcon e Curso Aprovação podem ser encontrados em qualquer região do país. São quase 425 mil concurseiros atendidos por ano com aulas, sem contar os materiais de estudo como apostilas e livros que representam um mundo a parte nesse universo.
Sediado em Curitiba, o Curso Aprovação conta com uma unidade presencial e franquias de teleaulas espalhadas em 103 cidades. ;Até o fim do ano serão 150 e ainda há 200 pedidos aguardando aprovação;, conta Carlos André Silva Támez , coordenador- geral do grupo. ;O satélite alcança todos os municípios do Brasil, é uma vantagem sobre a internet;, acrescenta. As prioridades são cidades do interior, onde não há cursos preparatórios e onde seria inviável mandar professores mais bem preparados.
Para vencer o desafio, foi construída uma estrutura com oito canais. E outros quatro estarão disponíveis em pouco mais de um mês. ;Compramos mais bandas no satélite e equipamentos de transmissão. Temos injetado R$ 1 milhão por ano na expansão da estrutura;, revela Támez. Quem decide investir na marca por meio de franquia precisa desembolsar inicialmente entre R$ 5 mil, para quem já tem estrutura física, e R$ 50 mil, para quem está partindo do zero.
Virtual
Atingir concurseiros que estejam distantes também é a bandeira da Vestcon. O ensino a distância chegou, em 2009, a 4.879 cidades brasileiras e em 181 países. Por esse motivo, o diretor-geral da empresa, Ernani Pimentel, não tem interesse em ter mais que as unidades já existentes na Asa Sul, na Asa Norte e em Taguatinga, todas em Brasília. ;Abrimos duas unidades no início do ano e isso basta. Os demais alunos vamos atender com os sistema online;, conta o professor que tem mais de 20 anos de experiência de mercado. O avanço da qualidade em servidores e outros equipamentos tecnológicos consomem cerca de R$ 250 mil mensais.
Em até 45 dias devem ser finalizados os últimos testes do curso à distância do Gran Cursos. A maior empresa brasiliense em número de escolas, com 10 unidades no Plano Piloto, em Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho, Gama e, daqui a uma semana, no Guará, vai entrar na esfera das aulas cibernéticas. Só em 2010, serão gastos R$ 3 milhões; para os próximos anos, os investimentos podem chegar a R$ 5 milhões. ;Construímos dois estúdios com equipamentos semelhantes aos usados no filme Avatar;, comenta José Wilson Granjeiro, diretor-presidente do Gran Cursos.