Economia

Meirelles: debate sobre independência dos bancos centrais vem sendo feito em todo o mundo

postado em 31/05/2010 13:19
São Paulo - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, considerou positivo o debate sobre a necessidade de o BC operar com total independência é do governo. Sem discutir o mérito da questão, ele disse que é positivo o fato de esse tipo de debate ser levantado pelos pré- candidatos à Presidência da República .

;É necessário debater mesmo, já que isso também vem acontecendo em todo o mundo, como por exemplo na Inglaterra, onde estive recentemente;, disse Meirelles, em entrevista na manha desta segunda-feira (31/5), logo depois da sua apresentação na abertura do o fórum Brasil: A Construção da Quinta Maior Economia do Mundo, promovido pela Revista Exame para discutir o futuro da economia brasileira.

Durante quase uma hora, ele fez uma analise do desenvolvimento do país nas últimas décadas, mais especialmente nos últimos dez anos. Defendeu as políticas adotadas pelo governo para enfrentar a crise financeira de 2008-2009. Para ele, o que o que tinha que ser feito foi feito.

;Agora é preciso fazer mais do mesmo;, referindo-se à responsabilidade fiscal, responsabilidade monetária e outras ações que possibilitaram ao Brasil entrasse na crise depois de outros países e sair antes dos demais e mais fortalecido, com o nível das reservas externas alto, além da criação de empregos e de uma inflação mantida na meta.

Meirelles afirmou também que está de olho no que vem acontecendo nos estados Unidos e nos países da zona do euro.

;É objeto de preocupação para todos. Vamos observar detalhadamente para ver a duração e qual será a real dimensão dos efeitos da crise que alguns países, como a Grécia, atravessam;.

As discussões do Fórum Exame se estendem por todo o dia, com a participação de empresários e economistas. À tarde, as atenções dos participantes se voltam para dois pré-candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff e José Serra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação