postado em 31/05/2010 20:06
As empresas estatais federais investiram R$ 24,952 bilhões nos quatro primeiros meses do ano, de acordo com o Relatório de Execução do Orçamento de Investimento, elaborado pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O documento foi publicado nesta segunda-feira (31/5) no Diário Oficial da União.Segundo o diretor do Dest, Sérgio Francisco da Silva, os recursos aplicados correspondem a 26,4% da dotação orçamentária para investimentos das estatais neste ano, que é de R$ 94,5 bilhões. De acordo com ele, os investimentos estão sendo feitos ;de forma regular e eficiente;, principalmente na área de infraestrutura, de modo a acompanhar a retomada do crescimento econômico.
Ele disse que o desempenho das estatais teve como influência a ampliação do volume de crédito concedido pelas instituições financeiras federais como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na avaliação do diretor do Dest, as estatais dos setores produtivo e financeiro ;estão cumprindo o papel de indutoras e financiadoras do crescimento econômico;.
De acordo com o relatório, o orçamento de investimentos das empresas estatais engloba 35 programas, com destaque para dez do setor de petróleo, oito na área de energia elétrica e seis de transportes. O melhor desempenho foi o da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) que já realizou 86,7% da dotação para este ano com modernizações para tornar mais rápida a concessão de aposentadorias.
A maior vinculação de recursos para investimentos é do Ministério de Minas e Energia, que envolve 92,5% do orçamento total das estatais. O percentual foi gasto com os grupos Eletrobras e Petrobras, que obtiveram o segundo melhor desempenho no quadrimestre, com a execução de 27,6% de seus orçamentos. Em terceiro lugar, aparece o Ministério da Agricultura, com execução de 26,8% da previsão anual.