Economia

Wall Street fecha em forte alta, sustentada por dados positivos

Agência France-Presse
postado em 02/06/2010 18:05
A Bolsa de Nova York fechou em forte alta nesta quarta-feira (2/6), mostrando uma sólida recuperação, sustentada por um indicador econômico nos Estados Unidos que superou as previsões. O Dow Jones subiu 2,25% e o Nasdaq, 2,64%.

Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average ganhou 225,90 pontos, para 10.249,92 pontos, e a bolsa eletrônica Nasdaq subiu 58,74 pontos, para 2.281,07 pontos.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 avançou, por sua vez, 2,58% (27,67 pontos), para 1.098,38 pontos.

"Os fundamentos atuais são bons e o mercado responde, é um alívio", constatou Hugh Johnson, da Johnson Illington Advisors.

Depois de uma abertura hesitante, os índices subiram após a publicação de dados sobre as vendas pendentes de casas nos Estados Unidos, que subiram fortemente pelo terceiro mês consecutivo em abril. Posteriormente, aceleraram seu avanço no final do pregão.

"O risco ligado aos momentos atuais continua pesando sobre o mercado, os indicadores econômicos dos últimos tempos foram fonte de boas notícias, sustentando a ideia de que os Estados Unidos poderão ser um refúgio relativamente seguro em um mercado mundial cheio de desafios", afirmaram analistas do site Briefing.com.

As cifras mais esperadas continuam sendo os dados mensais de emprego, que serão publicados na sexta-feira. O presidente Barack Obama declarou-se convencido de que os dados serão "sólidos", em um momento em que o desemprego se mantém em níveis historicamente elevados.

O mercado também esteve sustentado pelo aumento em maio das vendas de automóveis nos EUA, depois do desemprenho positivo registrado no mês anterior, principalmente entre as montadoras americanas.

O setor de energia, por sua vez, recuperou-se depois de ser afetado pela mancha de óleo no Golfo do México, levantando os índices.

"Ainda não há uma tendência clara, apenas muitos movimentos de preços", afirmou, no entanto, Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management.

O mercado obrigatório caiu. O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos subiu para 3,334% contra 3,276% na noite de terça-feira e o dos títulos de 30 anos foram para 4,238% contra 4,202%. O rendimento dos títulos evolui no sentido oposto a seus preços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação