Economia

Venda de veículos cai em maio e ainda depende do mercado interno para crescer

postado em 08/06/2010 15:31
Brasília - O número de veículos licenciados no último mês de maio atingiu 251 mil unidades, resultado 9,6% inferior ao apurado em abril. Mas, comparado com os meses de maio de anos anteriores, o resultado foi recorde, superando em 1,7% o volume vendido em maio do ano passado. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2010, houve um crescimento de 14,6%.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (8/6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O presidente da entidade, Cledovirno Belini, manteve a meta de crescimento das vendas internas para este ano em 8%, que pode totalizar 3,4 milhões de unidades. Ele disse que a expectativa das montadoras é de que os consumidores continuem tendo acesso ao crédito e que a economia brasileira permaneça em alta, reduzindo o desemprego.

[SAIBAMAIS]Quanto às exportações, que em maio cresceram 27,2% sobre abril/2010 e 77,5% sobre maio/2009, no melhor desempenho desde outubro de 2008, o executivo salientou que esse crescimento ainda não foi suficiente para recuperar o nível médio de 2008. ;Temos ainda que trabalhar em termos de competitividade e apostar que o mercado lá fora cresça;, afirmou ele, observando existir, por enquanto, incertezas sobre a reação dos países em crise na Europa.

Apesar disso, ele garantiu que o mercado doméstico deve se manter aquecido. A produção deve aumentar 6,5% com 3,3 milhões de unidades. Em maio, houve expansão de 6,6% sobre abril/2010 e de 14,9% sobre maio/2009. A base de trabalhadores empregados na indústria automobilística cresceu 0,8% entre maio e abril e 7,8% na comparação com maio do ano passado, totalizando quase 130 mil trabalhadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação