Agência France-Presse
postado em 09/06/2010 18:40
"A recuperação" da economia americana "levará tempo" e será "um trabalho muito longo", estimou nesta quarta-feira (9/6) em Montreal o assessor econômico do presidente Barack Obama, Paul Volcker.Em sua intervenção no Fórum Econômico das Américas, Volcker advertiu contra uma visão demasiado otimista da recuperação nos Estados Unidos.
"Não foi uma recessão normal e não será uma recuperação normal", estimou o ex-presidente do Federal Reserve (Fed) americano, na época do espetacular crescimento de 1983-84.
"Estamos agora há quase um ano da recuperação", disse. "Mas não vimos muito, até agora".
Volcker denunciou, também, "um furioso lobby, com um gasto de 150 milhões de dólares" nos últimos seis meses para uma flexibilização da lei de reforma financeira, analisada atualmente pelo Congresso.
"É uma briga, não se equivoquem", disse o assessor de Obama que teme sejam introduzidas emendas capazes de debilitar a substância da lei.
Uma das disposições mais polêmicas da chamada "regra Volcker" proíbe aos bancos especular por sua própria conta nos mercados. Proposta em janeiro, só figura na versão do Senado. Duas versões diferentes desta lei foram aprovadas em ambas as câmaras do Congresso americano e devem ser adequadas num texto comum.