O governo irá refazer a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2010. Segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a previsão atual de crescimento de 5,5% já está defasada.
"Nós temos tudo para crescer mais de 6%. O governo estava trabalhando com uma projeção de termos um crescimento de 5,5% mas, claramente, vamos ter de refazer. Os dados são muito eloquentes. Tranquilamente, nós vamos passar de 6%", disse hoje (9).
Nesta terça-feira (8/6), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a economia brasileira cresceu 9% no primeiro trimestre deste ano em comparação a igual período de 2009. A inflação, em 2010, segundo Bernardo, deverá ficar entre 4,5% e 5%.
;Quantas vezes a economia brasileira teve índice de crescimento maior que a inflação? São pouquíssimos anos. No governo Lula, algumas vezes;.
O ministro frisou que a inflação não representa ;perigo; no momento, e que o governo continuará a monitorá-la. Bernardo ainda ironizou alguns analistas de economia. ;Ontem já começou uma fila de analistas na mídia: quão preocupante é nós termos esse crescimento, um perigo. Eu quase me senti culpado. Deveríamos ter pensado melhor;.