Economia

Vida nova para o Cherokee

Chrysler apresenta em Brasília a linha 2010 de seus modelos da Jeep e da Dodge. Com eles, a marca espera alavancar as vendas e reconquistar o terreno perdido com a crise econômica mundial

postado em 10/06/2010 16:43
A Chrysler quer passar uma borracha no penoso ano de 2009 e recomeçar com novas versões de veículos conhecidos e admirados pelo público. Quatro modelos chegam às concessionárias da marca ainda este mês: o Jeep Cherokee Limited, o Wrangler Unlimited e as versões SE e R/T do Journey da Dodge, todos 2010. ;Queremos recuperar o mercado que tínhamos em 2008, antes da crise;, disse Philip Derderian, diretor-geral da Chrysler no Brasil, durante o lançamento da linha, em Brasília.

Chrysler apresenta em Brasília a linha 2010 de seus modelos da Jeep e da Dodge. Com eles, a marca espera alavancar as vendas e reconquistar o terreno perdido com a crise econômica mundialO novo Cherokee Limited vem somar-se ao já conhecido Cherokee Sport. O motor de V6 3.7 (205cv), com as rodas de alumínio 17 polegadas, deram ao veículo mais robustez ; para não fazer feio em circuitos off-road ; e elegância.

Pelo lado de fora, as mudanças começam nas grades frontais e protetores laterais, que agora são cromadas. O teto solar conferiu ao carro um design perfeito para a cidade. Por dentro, os bancos são revestidos em couro, sendo que os dianteiros possuem sistema de aquecimento com ajuste elétrico. O Jeep Cherokee Limited vem equipado com o novo sistema de memória Jeep. Ele tem dois ajustes pré-definidos que memorizam as estações de rádio preferidas e também a posição dos espelhos retrovisores e do banco do motorista.

Preocupação com manutenção não é mais problema. Uma central de informações fornece uma série de dados sobre o veículo, entre eles, a necessidade de manutenção. Há funções programáveis, que permitem ao condutor controlar, por exemplo, o acionamento dos faróis quando o motor é desligado e o consumo de combustível. A central traz também bússola digital, indicador de temperatura externa e funções de computador de viagem.

Apesar de o fator economia não ser o forte do novo Cherokee Limited ; o consumo é de 5,9km/l na cidade e 11,2km/l na estrada ;, a nova versão não deixa a desejar em relação à concorrência. A Freelander da Land Rover, por exemplo, consome quase o mesmo que o Jeep. E a diferença de preço entre eles chega a R$ 10 mil: a Cherokee sai por R$ 129.900 e a concorrente, R$ 139.900.

Na pista, o silêncio predomina. Durante o rápido percurso feito entre Brasília e Formosa (GO), o único barulho apresentado foi do atrito do pneu com o asfalto ; ainda que de longe. O baixo nível de ruídos do carro ;ajudou; a testar o sistema de som, equipado com Bluetooth, comando de voz e controle para iPod, oito alto-falantes com subwoofer, e sistema de som com rádio AM/FM/CD player, com capacidade para até seis CDs.

Feito também para circuitos off-road, o Cherokee Limited não decepcionou. O veículo conta com sistema de tração nas quatro rodas, sistema de direção do tipo pinhão e cremalheira e, ainda, suspensão independente na dianteira e multi-link na traseira.

DE VOLTA, AOS POUCOS
A Chrysler ainda caminha timidamente em busca do território perdido após a crise econômica de 2009. No primeiro trimestre deste ano, a empresa cresceu 9,1% em participação no mercado norte-americano, em relação ao mesmo período do ano anterior. Já para o Brasil, a previsão é de um aumento de 43% até o fim de 2010, com expectativa de vendas de 6 mil unidades.

Ficha técnica

Motor 3.7 litros, V6

Cilindrada: 3700 cu. cm

Diâmetro x Curso: 93.0 x 90.8

Sistema de Válvula: Por corrente, SOHC, 12 válvulas

Injeção de Combustível: Seqüencial, multiponto, eletrônica, sem retorno

Potência: 205 cv (157 kW) @ 5,200 rpm

Torque: 314 Nm @ 4,000 rpm

Velocidade máxima do motor: 6,000 rpm, controlada eletronicamente

Combustível: 87 octanas sem chumbo

Capacidade de Óleo: 4.7 L

Transmissão: automática de 4 Velocidades Overdrive

Eixo: 3.73

Relação final de eixo: 2.57

Tipo Full-time ativa, com comando eletrônico

Modos de operação: 2WD, 4WD Auto, 4WD Low, Neutral

Divisão de Torque

Dianteiro/Traseiro: 42/58

Dimensões e Capacidades

Entre-eixos: 269

Bitola ; dianteira 1549

Bitola ; traseira 1549

Comprimento total: 4492

Largura total: 1838

Altura total (com rack de teto): 1794

Altura do piso da área de carga: 503

Distância do solo

Chassis: 240

Tanque de combustível: 260

Eixo dianteiro: 189

Eixo traseiro: 196

Peso

Peso bruto total: 2.540 kg

Capacidade do tanque: 73.8L
Volume de carga

Atrás do assento traseiro: 419 L

Atrás dos assentos dianteiros: 1404L, com os assentos traseiros rebaixados

Chassis

Posição do motor Frontal longitudinal, tração nas quatro rodas

Construção: Monobloco

Suspensão

Dianteira: Upper and lower ;A; arms, molas helicoidais, amortecedores pressurizados, barras estabilizadoras

Traseira: Eixo rígido, braços de controle superiores/inferiores, barra anti-rolagem, molas helicoidais, amortecedores pressurizados, barras estabilizadoras

Direção

Tipo cremalheira e pinhão

Rodas

Tipo e Material: Alumínio

Tamanho: 17 polegadas

Pneus

Tipo e Tamanho: P235/65 R17

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