Estado de Minas
postado em 11/06/2010 18:36
A partir de agosto, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, passará a operar um voo com destino a Frankfurt, na Alemanha. O novo voo será operado pela TAM. A informação foi dada pelo subsecretário de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Luiz Antônio Athayde.O estado ainda trabalha para ampliar a frequência do atual voo para Paris, também a partir de Confins, para pelo menos três vezes por semana. ;Ainda que com escala no Rio, a confirmação do voo para Frankfurt, com início de operações no próximo mês de agosto, muito nos anima. E estamos trabalhando agora para que se viabilize, pelo menos três vezes por semana, sem escalas, o atual voo Belo Horizonte-Paris;, afirmou o subsecretário.
Para Athayde, o aeroporto tem potencial para atrair novos voos nacionais e criar novas linhas internacionais. ;Isso também significa que vamos ter mais empregos qualificados e dar maior capacidade de realização a todos;, disse.
A meta do governo é ter, a médio e longo prazo, um atrativo hub logístico de passageiros e cargas na RMBH. ;A opção das empresas aéreas de utilizarem o Aeroporto Internacional de forma cada vez mais intensa demonstra que estamos no caminho certo;, destacou.
Ele lembrou que a Sede encomendou à Jurong Consulting um planejamento detalhado para orientar a expansão do aeroporto, que hoje já vem operando além de sua capacidade, com uma movimentação superior a 5,2 milhões/ano de passageiros. ;O master plan prevê a expansão até 2039, quando a capacidade final de transporte será de 37 milhões de passageiros/ano, passando então a ser um dos melhores aeroportos do continente.
Em sua primeira fase, a ampliação vai elevar a capacidade do aeroporto para o transporte de até 12 milhões de passageiros/ano, compreendendo sete milhões de passageiros no terminal 1 e cinco milhões de passageiros no terminal 2. De acordo com Athayde, as perspectivas de crescimento econômico com a elaboração do plano macroestrutural e sua concretização são enormes. ;A economia mineira está se diversificando e serão fortemente impulsionados setores como telecomunicações, tecnologia da informação (TI), ciências da vida e aeronáutica;, informou.
Infraero
Em março, o governo de Minas assinou com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) termo aditivo ao Acordo de Cooperação técnica para a ampliação do Aeroporto de Confins. O aditivo define os compromissos assumidos pela Infraero para promover a ampliação do terminal 1 e a contratação do projeto executivo para a construção do terminal 2. A Infraero também anunciou que, ainda neste ano, será aberta a licitação para os primeiros blocos do Aeroporto Indústria, que está sendo instalado em Confins. A parceria firmada entre o governo e a Infraero prevê que o estado será responsável pelo projeto executivo e pela licitação. A Infraero fará o repasse dos recursos.