Economia

Planos anticrise custaram US$ 1 trilhão aos países do G20

Agência France-Presse
postado em 14/06/2010 16:53
As políticas anticrise elaboradas pelos governos do G20, fórum dos países desenvolvidos e das potências emergentes, custaram até agora mais de 1 trilhão de dólares, segundo um estudo publicado na segunda-feira pela OCDE e pela agência CNUCED.

"Treze países continuam contabilizando ativos e passivos relacionados aos planos de emergência", afirma o relatório conjunto publicado pela Organização para o Comércio e o Desenvolvimento (CNUCED).

A poucos dias da próxima cúpula do G20 prevista em Toronto (Canadá) em 26 e 27 de junho, o estudo que dá conta dos investimentos feitos pelas 20 primeiras economias mundiais entre novembro de 2009 e maio de 2010 estima que "essa herança de medidas de emergência é importante".

"A soma total dos compromissos públicos - através de ações, empréstimos e garantias - fechada em 20 de maio de 2010 supera os 1 trilhão de dólares", afirma.

A OCDE e a CNUCED pedem aos países do G20 a colocar fim o quanto antes a seus planos de salvamento e que se dediquem urgentemente às reformas do sistema financeiro, vitais para uma verdadeira reativação econômica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação