Economia

Queda da inflação é ajuste tardio de preços dos alimentos, avalia economista

postado em 16/06/2010 13:11
São Paulo - O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), Paulo Picchetti, atribuiu nesta quarta-feira (16/6) a queda de 0,04% na inflação a um ajuste de preços.

Para ele, a taxa mostra a volta à normalidade entre a oferta e a demanda, principalmente, dos itens do segmento de hortifrutigranjeiros.

O economista lembrou que os preços desses alimentos tinham subido muito no começo do ano em razão da chuva mais intensa nas áreas produtoras.

;Nós acreditávamos que começaria um declínio [dos preços] a partir do final do primeiro trimestre, mas esse movimento demorou mais tempo para ocorrer, tendo-se iniciado apenas agora no final do primeiro semestre;.

Para o economista, com esse cenário fica mais difícil prever tendências para a inflação, porque a taxa ainda está muito influenciada por itens de grande volatilidade (variação brusca) que geram incertezas para as previsões.

Ele citou o feijão e o limão como alguns itens que continuam com preços mais elevados. Na lista do IPC-S divulgado hoje (16), os principais produtos que ainda pressionam a inflação indicam redução na velocidade de aumentos, como o mamão da Amazônia (papaia) e a cebola.

O IPC-S é medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação