Economia

Governo britânico anulará projetos apresentados por trabalhistas

Agência France-Presse
postado em 17/06/2010 14:20
O governo de coalizão britânico anulará ou suspenderá duas dezenas de projetos aprovados pelos trabalhistas no valor de 10,5 bilhões de libras (15,5 bilhões de dólares) em meio aos esforços para diminuir o déficit público.

O secretário de Estado do Tesouro, Danny Alexander, anunciou ao Parlamento a anulação de 12 projetos avaliados em 2 bilhões de libras em setores como saúde, emprego e cultura, além da suspensão de outras 12 iniciativas avaliadas em 8,5 bilhões de libras que deverão ser revisadas, acusando seus antecessores de "gastar o dinheiro que simplesmente não tinham".

"Estamos decididos a lutar contra o déficit orçamentário sem precedentes e a má gestão da economia que vimos na última década, mas estamos igualmente determinados a fazê-lo de uma forma justa e responsável", explicou o liberal-democrata Alexander.

"Como resultado das pobres decisões tomadas pelo governo anterior, decidimos cancelar alguns projetos que não têm uma boa relação de custo e benefício, e suspender outros à espera de revisão", completou.

Por outro lado, Alexander disse que reduzirá em ao menos 1 bilhão de libras um "buraco negro" de 9 bilhões de libras em compromissos de gastos aprovados pelos trabalhistas, mas que ainda não tinham fundos assegurados.

Menos de duas semanas depois da formação do novo governo de coalizão entre conservadores e liberais-democratas, o ministro das Finanças conservador, George Osborne, anunciou em 24 de maio um primeiro pacote de cortes do gasto público de 6,2 bilhões de libras (8,9 bilhões de dólares).

Osborne apresentará em 22 de junho um orçamento de emergência para o ano fiscal que será concluído no fim de março de 2011, que deverá ser seguido de uma revisão completa do gasto público no próximo outono do Hemisfério Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação