Economia

Mantega critica agências que classificam risco de países e empresas

postado em 17/06/2010 15:22
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez nesta quinta-feira (17/6) críticas contundentes às agências de rating (que atribuem classificação de risco a países e empresas). Segundo ele, é preciso encontrar uma alternativa para essas agências, que foram consideradas pelo ministro corresponsáveis pela crise econômica de 2008 por causa das avaliações equivocadas.

;[As agências] Estavam dizendo que certas operações eram seguras, quando não eram. Elas também muitas vezes dão notas que não condizem com a realidade. O Brasil tem [avaliação] BBB , mas deveria ter mais do que isso pela sua condição se comparado com outros países;, reclamou.

O ministro não quis citar nomes de países porque, segundo ele , atualmente qualquer coisa que se fala ;dá corrida a banco, cai banco etc..; Mas enfatizou que existem países que têm classificação A ou AA, mas estão em situação pior do que o imaginado. ;São países que não deveriam ter nem [avaliação] tipo B, deveriam estar em uma segunda classificação;.

Para ele, deveria ser criada uma alternativa às empresas de rating, que poderia ser desenvolvida pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) ou outro organismo multilateral de confiança . O assunto será tema da reunião de líderes do G-20 (grupo de 20 das maiores economias do mundo) em Toronto, no Canadá, nos dias 26 e 27 de junho.

Na agenda, além da crise europeia, estão as medidas adotadas pelos países do grupo para enfrentar a crise. O G-20 tem discutido se as políticas anticíciclas ( de combate à crise) são oportunas, com aumento dos gastos públicos para estimular a economia. Mantega lembrou que o grupo disponibilizou cerca de US$ 1 trilhão de dólares ao FMI para que a instituição pudesse socorrer os países com problemas. ;A discussão central agora é se os países devem desativar os estímulos à economia ou continuar até que o crescimento se firme;. Mantega participou da 34; reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, hoje em Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação