Economia

Wall Street fecha em alta, apesar de indicadores negativos

Agência France-Presse
postado em 17/06/2010 18:27
A Bolsa de Nova York fechou em leve alta nesta quinta-feira (17/6), superando, no final do pregão, os temores despertados por uma série de indicadores negativos nos Estados Unidos: o Dow Jones ganhou 0,24% e o Nasdaq, 0,05%.

Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average subiu 24,71 pontos, a 10.434,17 pontos, e a bolsa eletrônica Nasdaq ganhou 1,23 ponto, indo para 2.307,16 pontos.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 subiu, por sua vez, 0,13% (1,43 ponto), para 1.116,04 pontos.

Após evoluir em baixa durante grande parte do dia, os índices da praça nova-iorquina passaram ao verde nos últimos minutos de operações.

"O mercado sustenta-se bastante bem", estimou Marc Pado, da Cantor Fitzgerald. "Havia razões para inquietações, mas resiste às más notícias, é positivo".

As novas solicitações de seguro-desemprego aumentaram surpreendentemente nos Estados Unidos, pela segunda semana consecutiva, com 472 mil pedidos. "A criação de empregos reduziu-se claramente nos últimos meses, o que sugere que o ritmo da recuperação econômica se desacelera", estimou Frederic Dickson, da DA Davidson.

Por outro lado, a atividade industrial na região da Filadélfia (nordeste) foi freada abruptamente, com seu índice caindo a 8 pontos, o nível de agosto passado.

"É outro dia marcado por notícias muito ruins", resumiu Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management. "Temos uma leva de indicadores muito negativos. Enquanto não tivermos uma boa estatística econômica, será difícil que o mercado avance", acrescentou.

A única informação tranquilizadora para os investidores surgiu no mercado cambial. O euro superou nesta quinta-feira 1,24 dólar após a Espanha emitir cerca de 3,5 bilhões de euros de títulos da dívida.

O mercado obrigatório subiu. O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos caiu para 3,190% contra 3,282% na quarta-feira e os títulos de 30 anos para 4,122% contra 4,200%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação