Economia

Petróleo fecha semana em alta em NY e em baixa em Londres

Agência France-Presse
postado em 18/06/2010 17:28
Os preços do petróleo fecharam em alta nesta sexta-feira (18/6) em Nova York, acima dos 77 dólares, em um mercado calmo, confirmando sua recuperação na semana, mas fecharam em baixa em Londres.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação de ;light sweet crude; negociado nos EUA) para entrega em julho fechou em 77,18 dólares, em alta de 39 centavos em relação à quinta-feira.

No InterContinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte, com igual vencimento, perdeu 46 centavos, indo para 78,22 dólares.

"Até o momento, o mercado consolida seus lucros. O petróleo encontrou resistência nos 78 dólares", afirmou Tom Bentz, da BNP Paribas.

Ao fim de uma sessão cautelosa devido à ausência de indicadores e ante um mercado observando uma pausa, o barril de WTI aumentou seus lucros no fechamento. Durante a semana, ganhou 3,40 dólares.

O analista prevê, entretanto, uma possível correção na próxima semana, com um preço de referência em torno dos 75 dólares.

O mercado cambial estava relativamente estável nesta sexta-feira, ainda que o euro - cujo fortalecimento nos últimos dias sustentou o mercado petroleiro, cotado em dólares - estivesse retrocedendo parcialmente.

Os novos recordes registrados pela onça de ouro mostraram que os investidores se mantêm prudentes, refugiando-se neste valor tradicional quando são reavivados os temores sobre a economia. No Comex de Nova York, a onça de ouro para entrega em agostou superou os 1.263 dólares na sessão.

Os preços do petróleo negociado no Nymex superaram a pressão proveniente da refinaria McKee de Valero (Texas, centro-sul), onde uma unidade de produção de gasolina foi fechada "provavelmente até a metade de julho", disse Tom Pawlicki, da MF Global.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação