Economia

Consumo de energia elétrica registra em maio a segunda maior taxa do ano

postado em 23/06/2010 18:59
Rio de Janeiro - Mais uma vez o setor industrial foi o principal responsável pelo aumento do consumo de energia elétrica no país. Os dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), divulgados hoje (23), mostram que o consumo de energia elétrica em maio totalizou 34.605 gigawatts por hora (GWh), resultado que supera em 10,5% o valor verificado no mesmo mês de 2009.

Este é o segundo maior resultado do ano, superado apenas pelo resultado de fevereiro. Os dados indicam ainda que nos primeiros cinco meses do ano, o crescimento acumulado é de 9,7%, com a taxa anualizada (acumulado dos últimos doze meses) ficando em 3,9%. Foram consumidos de janeiro a maio 173 mil GWh, resultado 0,8% acima das previsões do final de 2009.

Segundo a EPE, a indústria continua sendo a maior responsável pela expansão do consumo de energia, com taxa de 15,4%, em maio, e de 13,6% nos primeiros cinco meses do ano. ;A partir das novas projeções do Produto Interno Bruto (PIB) e de outros indicadores, as estimativas são de que o consumo total de eletricidade na rede possa atingir 418,5 mil GWh neste ano, o que significaria um crescimento de 7,7% sobre 2009;, informou a EPE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação