Economia

Veja texto completo do comunicado do Federal Reserve

Agência France-Presse
postado em 23/06/2010 20:29
Segue abaixo o texto do comunicado do banco central americano, anunciando que manterá a taxa básica entre 0 e 0,25% ao ano.

"A informação recebida depois da reunião do Comitê de Mercado Aberto (FOMC, da sigla em inglês) em abril sugere que a recuperação econômica continua e que o mercado de trabalho melhora gradualmente.

O gasto dos lares aumenta, mas se mantém limitado pelo alto desemprego, o modesto incremento da renda, o baixo patrimônio das famílias e um crédito reduzido.

Já o gasto das empresas em equipamentos e programas aumentou significativamente; no entanto, o investimento não-residencial continua sendo frágil e os empresários são reticentes em aumentar seu pessoal.

O início de obras residenciais mantém-se em um nível baixo. As condições financeiras foram um apoio menor ao crescimento econômico, refletindo em grande parte aos eventos no exterior. O crédito bancário continuou contraindo-se nos últimos meses.

De toda forma, o Comitê antecipa um gradual retorno a maiores níveis de utilização de recursos em um contexto de estabilidade de preços, apesar de o ritmo da recuperação econômica provavelmente permanecer moderado durante um tempo.

[SAIBAMAIS]Os preços da energia e outras matérias-primas caíram em parte nos últimos meses, e a inflação mostrou tendência descendente. Com uma abundância substancial de recursos que continua restringindo a pressão sobre os custos e expectativas de inflação no longo prazo, a inflação provavelmente continuará fraca durante algum tempo.

O Comitê manterá o objetivo de taxa de juros de 0 a 0,25% ao ano, e continua antecipando que as condições econômicas, incluindo baixas taxas de utilização de recursos, tênues tendências inflacionárias e expectativas de inflação estáveis, provavelmente assegurem níveis excepcionalmente baixos de taxa básica por um longo período.

O Comitê continuará monitorando as perspectivas econômicas e a evolução financeira e colocará em prática as medidas necessárias para promover a recuperação econômica e a estabilidade de preços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação