Economia

Estados Unidos defendem taxação sobre movimentações financeiras internacionais

postado em 23/06/2010 20:32
Brasília ; Às vésperas da reunião do G20, o secretário do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, apelou nesta quarta-feira (23/6) para que a comunidade internacional adote medidas mais sólidas para supervisionar o mercado de derivativos financeiros. Geithner disse que é necessário ;gerir a falência das instituições financeiras; e estabelecer a ;transparência; na divulgação de dados.

;[As propostas incluem] a mudança em curso para maior poupança nos Estados Unidos, que terá de ser complementada por um crescimento mais forte da iniciativa interna no Japão e nos países superavitários da União Europeia, e o crescimento sustentado da iniciativa privada, além de maior flexibilidade política cambial na China;, disse Geithner.

Em seguida, o secretário acrescentou que ;dentro do G20, temos um amplo consenso sobre os principais elementos e devemos ser capazes de avançar com o acordo sobre as reformas essenciais;.

O secretário defendeu ainda medidas que favoreçam a implementação de medidas para superar os efeitos de crises econômicas em cada país. ;Nós concordamos sobre a necessidade de empreender reformas econômicas que tanto ajudam a suportar a demanda de curto prazo e de longo prazo [como] aumentar o potencial de crescimento;.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vários chefes de Estado e Governo estarão reunidos, no próximo fim de semana, na cúpula do G20, em Toronto, no Canadá. Os temas discutidos vão desde a conjuntura econômica mundial, passando pela crise europeia, até a reformulação do Fundo Monetário Internacional (FMI), além das sanções ao Irã.

A chanceler alemã, Ângela Merkel, antecipou que vai defender o imposto sobre transações financeiras internacionais, assim como os Estados Unidos, tema que é polêmico. O Brasil, a Índia e a Argentina têm restrições à proposta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação