Economia

Lula defenderá reforma das instituições financeiras internacionais na reunião do G20

postado em 24/06/2010 16:55
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reivindicará a reforma das instituições financeiras mundiais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), e a conclusão da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), na reunião do G20, que ocorre no próximo domingo (27), em Toronto no Canadá

Segundo o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, para o Brasil será fundamental que possam ser realizados avanços importantes e o encaminhamento de compromissos já acordados pelo G20 em reuniões anteriores.

;Entre esses compromissos está o que confere especial importância aos relativos acordos para a retomada do crescimento da economia mundial, a reforma de poder de voto no Fundo Monetário Internacional, o reforço das regras internacionais da regulação e da supervisão do sistema financeiro e a conclusão da Rodada Doha de negociações comerciais na Organização Mundial do Comércio;, afirmou o porta-voz.

Para Lula, os líderes mundiais devem ;demonstrar vontade política de intervir diretamente para que haja uma conclusão da Rodada Doha, com o pacote que está sobre a mesa desde 2008;.

Na reunião do G20, Lula defenderá que o melhor antídoto para superar a atual crise econômica mundial é a retomada do crescimento econômico. ;Nesse particular, o presidente levará o exemplo do Brasil que ao manter altos índices de crescimento econômico no segundo semestre de 2010 colocou a dívida pública em trajetória sustentável sem necessidade de reajuste dramático de gastos;, disse Baumbach.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação