postado em 26/06/2010 14:30
Toronto (Canadá) - O acordo de livre comércio entre a Colômbia e os Estados Unidos deve avançar no que depender da boa vontade do presidente norte-americano, Barack Obama. A informação é do presidente colombiano, Álvaro Uribe, que conversou sobre o assunto com Obama. A reunião ocorreu durante as discussões paralelas do G8 (que reúne os países mais industrializados), no Canadá. O tema depende de aprovação do Congresso dos Estados Unidos.;Ele [Obama] foi muito expressivo para dizer que iria avançar nas negociações sobre o acordo de livre comércio com a Colômbia", afirmou Uribe, de acordo com informações da Presidência da República da Colômbia.
Uribe afirmou está confiante na aprovação do acordo de comércio pelo Congresso norte-americano. Segundo ele, depende do "momento de oportunidade política". Atualmente, Estados Unidos e Colômbia mantêm um projeto de cooperação que permite a instalação de bases militares dos EUA em território colombiano para combate ao narcotráfico. O acordo gera polêmicas e críticas na comunidade latino-americana, inclusive por parte do governo brasileiro.
Nas reuniões do G8, Uribe também se reuniu com o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, com a chanceler alemã, Angela Merke,l e com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano. Também houve conversas com o presidente da União Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o presidente da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy.