postado em 01/07/2010 07:00
Afinal, por que será que o Renault Logan tem preço mais baixo do que a maioria de seus principais concorrentes, como Volkswagen Voyage, Ford Fiesta e Fiat Siena? Seria pelo estilo ou pelo acanhado pacote de itens de série? Talvez por nenhum dos dois motivos ; visual é um quesito discutível e os equipamentos de série também não são o ponto forte da concorrência. O certo é que a Renault tem no mercado um sedã com preço competitivo, boa solução de espaço interno e um conjunto mecânico muito eficiente. Os pontos negativos são a visibilidade traseira e o câmbio, que poderia ter engates mais macios e precisos.
O projeto do Logan vem da romena Dacia, empresa que faz parte do grupo Renault. É carro que não tem como prioridade o visual. O modelo chegou ao Brasil em 2007, com a proposta de oferecer uma relação custo/benefício inigualável. E, assim, realmente aconteceu, mas o estilo não agradou, com suas linhas muito retas. A Renault, então, resolveu dar um retoque no modelo, com discretas modificações na dianteira e traseira. Na frente, a principal alteração foi na grade dianteira, que ganhou um largo friso cromado na parte superior e barras paralelas ligeiramente curvas, com o logo da marca no centro. O para-choque tem tela tipo colmeia na entrada de ar inferior e novas molduras para o farol de neblina.
As laterais são limpas, com frisos na cor da carroceria. Na traseira, a saliência na quina da tampa do porta-malas agora se estende de uma lanterna a outra, criando a ideia de spoiler. Uma barra cromada também compõe o novo conjunto da traseira, que continua com lanternas triangulares. Na prática, as alterações modificaram muito pouco o visual do Logan, que continua quadrado.
Um dos principais atrativos do sedã é, sem dúvida, o espaço interno. Com dimensões de carro médio, o Logan concorre entre os modelos compactos ; é o 6; modelo mais vendido no segmento ; e, com isso, leva vantagem. Motorista e passageiro vão bem acomodados na frente e o banco traseiro também é generoso, levando três pessoas com conforto e segurança, já que tem três encostos de cabeça e cintos de segurança laterais retráteis. Só o do meio continua abdominal. O detalhe que contribui para o bom espaço atrás é o túnel central no assoalho baixo, proporcionando mais liberdade para as pernas de quem vai no centro. Os outros ocupantes também desfrutam do mesmo espaço. O porta-malas é muito grande e seria ainda melhor se o encosto do banco traseiro fosse rebatível, facilitando o transporte de objetos compridos.
[SAIBAMAIS]Apesar do uso excessivo de plástico, a cabine tem acabamento razoável, com diferentes tonalidades de cores e texturas. O tecido que reveste os bancos e parte do painel das portas é de boa qualidade. O painel principal é um pouco recuado, exigindo certo esforço para alcançar comandos, mas os instrumentos de fundo preto têm fácil visualização e o computador de bordo fornece todas as informações necessárias. O banco do motorista e o volante contam com regulagem de altura, favorecendo a posição de dirigir. Porém o volante é fino e não tem boa pega. A Renault passou os comandos elétricos dos vidros para o painel da porta, deixando-os em posição mais correta ergonomicamente.
A posição de dirigir no Logan é elevada, facilitando a visualização do que se vê na frente. Mas a visibilidade traseira não é boa, prejudicada pelas colunas largas. Retrovisores um pouco maiores e sensor de estacionamento ajudariam bem. O motor 1.6 8V proporciona bom desempenho para o sedã, estando com álcool ou gasolina, com boas arrancadas e retomadas de velocidade. É um pouco barulhento em altas rotações. Na cidade, com quatro pessoas, o carro apresentou consumo de 6,5km/l com álcool e 9,5km/l com gasolina. Na estrada, na mesma condição, 9,5km/l com álcool e 12,9km/l com gasolina. O câmbio tem relações de marchas bem escalonadas, favorecendo o desempenho, mas os engates poderiam ser mais precisos e macios.
As suspensões são outro ponto forte, pois proporcionam boa estabilidade em curvas, com moderada inclinação da carroceria, sem comprometer o conforto de marcha e absorvendo bem as irregularidades do solo. Já os freios com ABS (item opcional) funcionaram de forma eficiente.
Enfim, o Renault Logan 1.6 é um carro que agrada pelo comportamento dinâmico, pelo espaço interno e pelo conjunto mecânico, além de ter um preço atrativo. Seu pacote de itens de série não tem equipamentos importantes, como direção hidráulica, airbag, ar-condicionado e outros, que são opcionais.
Equipamentos/Renault Logan
DE SÉRIE
Conforto/conveniência
Alarme sonoro de advertência de luzes acesas, ar quente, banco do motorista com regulagem de altura, conta-giros, desembaçador do vidro traseiro, iluminação do porta-malas e porta-luvas, porta-copos e porta-objetos nos consoles dianteiro e traseiro, pré-disposição para som, retrovisores com regulagem manual interna e temporizador do limpador do para-brisa.
Aparência
Adesivo preto na coluna central, calotas integrais aro 15, console central do painel com acabamento cinza, friso cromado integrado à grade dianteira e, na tampa do porta-malas, friso lateral na cor da carroceria, maçanetas externas na cor do veículo, maçanetas internas e difusores de ar na cor alumínio, manopla da alavanca de câmbio com detalhe na cor alumínio, painéis das portas com revestimento parcial em tecido, para-choques na cor da carroceria, para-sóis com espelho de cortesia, revestimento completo do porta-malas, bancos revestidos em tecido e vidros verdes.
Segurança
Alças de segurança no teto, dois apoios de cabeça traseiros reguláveis em altura, bloqueio de ignição por transponder, terceira luz de freio (brake light), cintos de segurança dianteiros e laterais traseiros retráteis de três pontos, protetor do cárter, tampão do tanque de combustível com chave e trava para crianças nas portas traseiras.
OPCIONAIS
Airbags do motorista e passageiro adaptativos, alarme perimétrico, terceiro apoio de cabeça traseiro regulável em altura, ar-condicionado, comando de abertura das portas por radiofrequência, computador de bordo, direção hidráulica com regulagem de altura no volante, faróis de neblina, freios antibloqueio (ABS), retrovisores com regulagem elétrica, rádio CD Player MP3 com quatro alto-falantes e comando satélite, rodas de liga leve aro 15 polegadas, sistema CAR (travamento automático das portas a 6km/h), temporizador de iluminação interna, travas elétricas das portas, volante revestido em couro, vidros elétricos e pintura metálica.
Notas (0 a 10)
- Desempenho - 8
- Espaço interno - 9
- Porta-malas - 9
- Suspensão/direção - 9
- Conforto/ergonomia - 8
- Itens de série/opcionais (custo/benefício) - 6
- Segurança - 7
- Estilo - 6
- Consumo - 7
- Tecnologia - 5
- Acabamento - 6
Quanto custa
A versão Expression 1.6 sai por R$ 32.690
Completa, chega a R$ 41.240