Agência France-Presse
postado em 01/07/2010 16:54
As três maiores montadoras americanas, General Motors (GM), Ford e Chrysler, anunciaram nesta quinta-feira (1;) aumento das vendas nos Estados Unidos em um ano até junho, apesar de uma queda na comparação com maio, um mês tradicionalmente marcado por promoções.Para a gigante GM, as vendas em um ano subiram 10,7%, para 195.380 unidades. Mas o desempenho das quatro marcas que formam o coração da GM um ano depois de sua recuperação judicial - Chevrolet, Buick, Cadillac e GMC - é espetacular, com um avanço geral de 35,8% de suas vendas em um ano.
As das outras marcas, que deverão ser vendidas ou extintas (Hummer, Pontiac, Saab, Saturn), caíram mais de 98%.
Um funcionário da GM, Don Johnson, revelou que as vendas de junho tinham sido marcadas por uma preferência pelas picapes, o que interpretou como "uma indicação de que uma parte fundamental da economia americana se reforça gradualmente".
A segunda maior montadora nos Estados Unidos, a Ford, anunciou que suas vendas totais avançaram 13,3% (170.900 unidades) em um ano até junho (alta de 15,4% caso seja excluída a marca Volvo), apesar de também ter sofrido baixas em relação a maio.
A montadora comemorou o fato de ter aumentado sua fatia de mercado, pela vigésima vez em 21 meses, e informou que o conjunto do setor será beneficiado com o reestabelecimento das vendas.
A Chrysler, a menor montadora das três, publicou que suas vendas tiveram um salto de 35% em um ano, com 92.482 unidades. "O boca a boca dos consumidores se intensifica fortemente com a chegada de nosso novo Jeep Grand Cherokee às concessionárias, e as críticas (favoráveis) sobre nossas novas picapes Ram Heavy-Duty", afirmou o chefe de vendas nos EUA, Fred Diaz.
As três montadoras registraram quedas em relação ao mês passado, de 12,7% para a GM, 10,7% para a Ford e 11,8% para a Chrysler.
Atrás, ainda que apenas nos Estados Unidos, ficou a japonesa Toyota, o maior fabricante de automóveis no nível mundial.
As vendas de junho cresceram apenas 6,8%, a 140.604 unidades na comparação com as 131.654 de um ano antes, mas caíram em relação às 162,813 unidades atingidas em maio com a ajuda das tradicionais promoções.
No entanto, as vendas na primeira metade do ano subiram 10,6%, a 846.542 unidades.