Economia

Corte da UE declara ilegal direito de veto estatal à negociação com a Vivo

Agência France-Presse
postado em 08/07/2010 10:22
A justiça europeia declarou ilegal nesta quinta-feira (8/7) a "ação de ouro" ("golden share" ou direito de veto) do Estado português na Portugal Telecom (PT), utilizada recentemente para bloquear uma oferta da espanhola Telefónica quanto à venda da participação do grupo português na operadora Vivo.

O Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) julgou que a manutenção da "golden share" em mãos do Estado português "constitui uma restrição não justificada à livre circulação de capitais" e, portanto, viola o direito comunitário.

A decisão responde a uma ação apresentada em 2008 pela Comissão Europeia e coincide com o uso que o Estado fez, no final de junho, de seu direito de veto com o qual freou uma oferta do gigante espanhol Telefónica para comprar uma participação da PT na operadora de telefonia móvel Vivo.

O Estado bloqueou a oferta de aquisição no valor de 7,15 bilhões de euros, apesar de ser aprovada por 73,9% dos acionistas da PT.

Uma "ação de ouro" é um título que dá ao Estado direitos de decisão dentro de uma empresa proporcionalmente superiores à parte que possui de seu capital.

Neste caso, o Estado português possui 500 ações especiais, às quais recorreu quando decidiu privatizar a PT em 1995. A Comissão Europeia levou o assunto ante o Tribunal com sede em Luxemburgo, em abril de 2008.

Em sua sentença, a corte estima que a "ação de ouro" concede ao Estado "uma influência na tomada de decisões da empresa que pode dissuadir os investimentos de operadoras de outros Estados membros".

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, elogiou o fato de a justiça dar razão ao executivo judiciário.

"O ditame confirma que a posição da Comissão é a correta: as ações de ouro são contrárias às (normas) do mercado interno e ao princípio de livre circulação", enfatizou.

Lisboa deve acatar a decisão do tribunal modificando sua regulamentação ou expor-se a eventuais sanções financeiras.

No entanto, a sentença não tem caráter retroativo e, no caso da Telefónica, só um juiz português poderá forçar o governo a levantar seu bloqueio na PT.

Portanto, qualquer mudança de postura continua dependendo nesse momento da vontade política.

A Telefónica, que mantém sua oferta até 16 de julho, elevou duas vezes o montante oferecido, desde que colocou sobre a mesa uma cifra inicial de 5,7 bilhões de euros.

A proposta é impecável, defendeu o líder espanhol das telecomunicações, insistindo que deseja continuar buscando soluções possíveis para realizar a operação.

A Telefónica e a PT possuem 50% cada uma da sociedade holandesa Brasilcel, que, por sua vez, controla 60% da Vivo.

O grupo espanhol, que considera o Brasil um de seus motores de crescimento, quer ficar com a totalidade da Brasilcel.

No domingo, o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, defendeu sua decisão de vetar a venda da participação da PT na Vivo.

"Não violamos os direitos de ninguém. Estamos defendendo nossos interesses e temos direito a isso. Não houve violação de nenhuma regra ou lei. Os direitos especiais que tem o Estado com 500 ações são resultado de uma decisão aprovada pelos acionistas quando se privatizou a Portugal Telecom", declarou Sócrates ao jornal espanhol El País.

Quanto às críticas feitas ao veto pela Comissão Europeia, Sócrates disse "que a Comissão não tem razão porque diz que o Estado português se outorgou direitos especiais". "Não é verdade. Os direitos especiais foram decididos de forma particular pela assembleia geral de acionistas da Portugal Telecom, e, de acordo com nossas regras de funcionamento de sociedades comerciais".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação