Economia

Petróleo fecha em alta com otimismo em relação à economia

Agência France-Presse
postado em 08/07/2010 17:09
Os preços do petróleo subiram nesta quinta-feira (8/7) em Nova York, com o barril de referência ganhando 1,37 dólar, a 75,44 dólares, em um clima mais otimista sobre as perspectivas da economia mundial.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de "light sweet crude" para entrega em agosto fechou em 75,44 dólares, alta de 1,37 dólar em relação à véspera. "Tivemos vários indicadores econômicos positivos que permitiram que o mercado começasse o dia em boa direção, e posteriormente ficamos sabendo que as reservas de petróleo caíram de forma surpreendente", afirmou Jason Schenker, da Prestige Economics.

As reservas de petróleo caíram 5 milhões de barris, a 358,2 milhões de barris durante a semana finalizada em 2 de julho. Os analistas contavam com uma queda limitada de 1,8 milhão.

Esse retrocesso pode ser explicado principalmente por uma redução das importações de petróleo no nível mais baixo desde abril, assim como uma aceleração do ritmo das refinarias, informou Nic Brown, da Natixis.

O barril já tinha subido mais de dois dólares, cerca de 3%, na quarta-feira. "A amplitude dessa progresso explica-se pelo sentimento de que a economia mundial não vai estar tão mal depois de tudo", afirmou Phil Flynn, da PFG Best Research.

Por outro lado, na quinta-feira chegou outra notícia alentadora. O Fundo Monetário Internacional publicou sua projeção para o crescimento mundial em 2010, a 4,6%, contra 4,2% estimado em abril, e descartou a possibilidade de uma nova recessão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação