Agência France-Presse
postado em 09/07/2010 17:14
O presidente Barack Obama disse nesta sexta-feira (9/7) que seu governo tirou os Estados Unidos do pior naufrágio econômico desde 1930, ao se envolver na campanha relativa às eleições parlamentares de metade de mandato, em novembro.Obama advertiu a oposição republicana que defenderá fortemente sua administração, apesar de muitos americanos não sentirem, ainda, na pele, a recuperação da qual está falando.
"Nossa primeira missão foi frear a força da pior recessão desde a Grande Depressão", disse Obama em Las Vegas, ao final de uma viagem de dois dias pelos Estados Unidos, para divulgar sua mensagem de recuperação econômica e conseguir ajuda para as próximas eleições nos Estados Unidos.
"Tínhamos que deter a queda livre e fazer com que a economia e o emprego crescessem outra vez", acrescentou.
Argumentou que as políticas adotadas vão garantir o crescimento no futuro e que, se não tivesse agido a tempo, as coisas estariam pior.
"Levou anos para que este poço fosse cavado e levará ainda mais tempo do que gostaríamos para sair dele", comentou.
A oposição republicana reprova a Obama uma recuperação do emprego mais lenta do que o esperado, assim como o alto nível do déficit e o endividamento.
Os democratas temem que as eleições de metade de mandato, com a votação destinada a renovar toda a Câmara dos Representantes e uma terça parte do Senado, acabem com seu atual poder, em Washington.