Economia

Petróleo recua em Nova York e Londres

Agência France-Presse
postado em 12/07/2010 17:52
Os preços do petróleo recuaram nesta segunda-feira (12/7) em Nova York e Londres, fechando abaixo dos 75 dólares, afetados pela alta do dólar e por um mercado na expectativa antes da publicação de vários indicadores econômicos e resultados de empresas esta semana nos Estados Unidos.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate ("light sweet crude") para entrega em agosto fechou a 74,95 dólares, em queda de 1,14 dólar em relação à sexta-feira.

Nos três pregões anteriores, a mesma posição havia subido 4,11 dólares ou 6%.

No IntercontinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimento perdeu 1,05 dólar, a 74,37 dólares.

O mercado do petróleo "está preocupado com a economia", explicou Bart Melek, da BMO Capital Markets.

Esta semana devem ser publicados vários indicadores econômicos nos Estados Unidos, primeiro consumidor mundial de petróleo, inclusive os dados sobre as vendas no varejo, barômetro do consumo no país.

Os investidores também aguardam, com certa ansiedade, a temporada de resultados trimestrais das empresas nos Estados Unidos, que deve ser aberta pela gigante do alumínio Alcoa, sendo seguida por vários gigantes da tecnologia e das finanças do país.

"Não há ameaça de tempestade (no Golfo do México), a oferta é abundante e o que conta agora é a solidez da economia", estimou Phil Flynn, da PFG Best Research.

"Se os resultados superarem as previsões e confirmarem o otimismo que voltou aos mercados na semana passada, isto poderá ser positivo para os preços do petróleo. Do contrário, as pessoas vão pensar que o otimismo era injustificado".

"Os investidores continuam inquietos sobre a situação orçamentária nos países europeus, e isto sustentou o dólar" e pesou sobre as matérias primas cotadas na moeda americana, destacou Bart Melek. "Isto também reduz o interesse dos investidores por assumir riscos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação