Economia

UE autoriza aquisição da NBC Universal pela Comcast

Agência France-Presse
postado em 14/07/2010 09:49
A União Europeia aprovou nesta quarta-feira (14/7) o projeto de aquisição da NBC Universal, gigante americana a mídia e do lazer, pela operadora de tv a cabo americana Comcast.

A Comissão Europeia, que decide os questões de concorrência na UE, indicou ter autorizado a compra ao considerar que a operação não dará à nova entidade uma posição de monopólio dentro da União.

A principal razão é que a Comcast está totalmente ausente do setor de redes cabeadas na Europa. A segunda razão é que, apesar de a Comcast possuir uma participação na Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), produtora cinematográfica americana, "as partes combinadas do novo conjunto nascido da fusão se mantêm muito limitadas emtodos os países do Espaço Econômico Europeu".

A decisão do executivo comunitário contrasta com a tomada em 24 de junho pela autoridade americana de comunicações, a FCC, que pediu informações suplementares e suspendeu por isso qualquer operação de aquisição.

Em dezembro, a Comcast concluiu um acordo com o conglomerado General Electric (GE), que até então possuía 80% da NBC Universal.

O acordo concederá à Comcast o controle da NBC Universal, e dará lugar a um gigante da mídia sem equivalente nos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação