Economia

Governo não está preocupado com a redução do ritmo de crescimento econômico

postado em 14/07/2010 16:26
A estabilização da atividade econômica em maio, depois de 16 meses de crescimento, não preocupa o governo. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já era prevista a desaceleração do ritmo de crescimento no segundo trimestre devido à antecipação das vendas nos três primeiros meses do ano, fato que significou também uma reação à queda da atividade verificada no ano anterior.

;A economia se recuperou, atingiu um patamar mais elevado. Tiramos os estímulos e a economia desacelera e entra num ritmo normal. Nosso patamar normal de crescimento é de 5,5% e 6% ao ano;, afirmou Mantega a jornalistas durante um dos eventos que fazem parte da programação da 4; Cúpula Brasil-União Europeia, no Palácio do Itamaraty. Segundo ele, devido à crise mundial vivenciada no ano passado, 2010 é um ano atípico e, por isso, o crescimento deve ficar entre 6,5% e 7%, acima do considerado normal.

O ministro disse ainda que a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em zero no mês de junho, foi consequência, principalmente, da queda nos preços dos alimentos. Para Mantega, isso mostra que o crescimento se dá de forma estável.

;A inflação sempre é uma preocupação permanente, mas com IPCA zero é óbvio que ela deu uma caída. É muito satisfatório, significa que o crescimento é sustentável e não há superaquecimento da economia, como eu dizia. Há apenas aquecimento salutar. Devemos encerrar o ano com uma inflação dentro das metas, muito bem administrada.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação