Economia

Wall Street fecha em leve alta com resultados positivos da Intel

Agência France-Presse
postado em 14/07/2010 19:35
A Bolsa de Nova Iorque fechou em leve alta nesta quarta-feira (14/7), na sétima sessão consecutiva em terreno positivo, em um mercado impulsionado pelos resultados positivos da Intel, apesar do cenário econômico ambíguo. O Dow Jones ganhou 0,04% e o Nasdaq, 0,35%.

Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average subiu 3,70 pontos, a 10.366,72 pontos, e a bolsa eletrônica Nasdaq subiu 7,81 pontos, a 2.249,84 pontos. O índice ampliado Standard & Poor;s 500 manteve-se quase estável (-0,02% ou queda de 0,17 ponto), a 1.095,17 pontos.

Depois de muitas tentativas, o Dow Jones passou ao verde pouco antes do fechamento. "O restante do mercado acompanhou o mercado tecnológico, que foi sustentado por um bom trimestre da Intel", afirmou Owen Fitzpatrick, do Deutsche Bank.

Os resultados da número um mundial dos microprocessadores, depois dos balanços da gigante do alumínio Alcoa na terça-feira, permitiram prolongar o otimismo registrado no início da temporada de resultados e atenuar a influência do cenário macroeconômico.

O mercado teve de assimilar o retrocesso das vendas varejistas em junho nos Estados Unidos, dado divulgado antes da abertura, depois da leve queda dos estoques das empresas como consequência da dificuldade para vender os produtos.

No início da tarde, foram as atas da última reunião do Comitê de Política Monetária do Federal Reserve que interromperam o avanço do mercado. "As perspectivas econômicas são frouxas e os termos utilizados (nas atas do Fed) provocam inquietação", particularmente para os investidores que temem uma recaída da economia, afirmou Owen Fitzpatrick.

O Fed reduziu a previsão de crescimento para os Estados Unidos, baseada nas estimativas dos participantes na reunião. A degradação das perspectivas levou também o banco central americano a considerar a possibilidade de adotar novas medidas para apoiar a economia.

"Continua havendo muitas compras de cobertura", disse, por sua vez, Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management, estimando, no entanto, que todo avanço será difícil depois de lucros próximos a 7% registrados em seis sessões, particularmente com o vencimento de opções no fim de semana.

O mercado obrigatório subiu. O rendimento do título do Tesouro de 10 anos caiu para 3,050% contra 3,114% na noite de terça-feira e os papéis de 30 anos foram para 4,033% contra 4,101%. O rendimento das obrigações evolui no sentido oposto aos preços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação